O projeto de reurbanização da Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, tem dado o que falar desde a sua divulgação ao público no dia 04 de dezembro de 2021.
No entanto, antes mesmo do projeto de reurbanização, já havia sido feito o alargamento da faixa de areia da praia central, com isso, a largura da praia quase triplicou, passando de 25 para 70 metros de largura.
Mas agora, a mudança será ainda mais impactante.
Ficou curioso? Então continue por aqui, pois vamos te explicar tudo direitinho.
Afinal, o que é o projeto de reurbanização?
O projeto de reurbanização consiste em revitalizar totalmente a orla da avenida atlântica, ou seja, a ideia é criar criando uma espécie de parque linear a céu aberto entre a praia e a Avenida Atlântica.
Por isso, serão feitas diversas mudanças na orla, tais como, o aumento do calçadão, uma faixa específica para corrida, ciclofaixa, entre outras comodidades…
Como está atualmente o andamento do projeto?
O Instituto +BC, uma associação criada por empresários da cidade, para contribuir com ações importantes para a cidade, doou tanto o projeto executivo do alargamento da faixa de areia, quanto o da revitalização, que está sendo executado pelo escritório carioca Índio Da Costa.
O projeto final com todos os detalhes ainda não está pronto, no entanto, pode ser entregue a qualquer momento. Era esperado para Janeiro de 2022, mas acabou atrasando.
Segundo o ex-prefeito, e atual Secretário de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária, Rubens Spernau, até agora o que temos é um ante-projeto, mas os custos ainda estão sendo avaliados.
A prefeitura estuda também instalar um protótipo do projeto, com cerca de 200m de extensão, para que a população já possa imaginar como ficará a praia após a conclusão da obra.
Enquanto os estudos finais não chegam, a prefeitura, que já tem uma ideia do montante total, mas não divulga, por não ter ainda um valor exato, afirma já estar pensando em maneiras de custear o projeto.
Quais as melhorias deste projeto de reurbanização?
É um projeto extremamente inovador e audacioso, como tudo na nossa querida Balneário. Desta forma, esta reurbanização trará ainda mais comodidade aos moradores, e também aos milhares de turistas que frequentam o local todos os anos.
As melhorias propostas são as seguintes:
- Aumento do calçadão;
- Faixa específica para corrida;
- Ciclofaixa;
- Parque;
- Playground infantil;
- Academia;
- Local para animais de estimação;
- Bicicletário;
- Decks;
- Reformulação dos quiosques;
- Canchas de bocha
- Quadras de vôlei de praia, e beach tênis;
- Corredor de micromobilidade para ônibus elétrico;
- Postes sem fio;
- Iluminação Led;
- Centenas de novas lixeiras;
- 60 passarelas de acesso à areia.
O projeto prevê ainda que a orla terá uma leve ondulação, portanto, a praia deixará de ser retilínea, isso graças à faixa de seis metros de restinga que será plantada.
A faixa de seis metros de restinga ficará entre o calçadão e a faixa de areia, contudo, ela não irá atrapalhar a visão do mar, e também não serve como esconderijo para maus elementos, já que, nas palavras de Maria Heloíza Lenzi, atual Secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, “a restinga será baixinha.”
Hoje, a população está acostumada a acessar a praia de onde quiser, mas não será mais assim, já que as plantas podem morrer se forem pisoteadas.
Portanto, para evitar esse problema, inicialmente as plantas serão cercadas, até que a população se acostume a acessar a praia por uma das 60 novas passarelas que serão implantadas.
Parque linear?
De acordo com Sidney da Costa, arquiteto paisagista do escritório Índio da Costa, o “Parque da Orla”, não será apenas um calçadão monótono.
Como dito antes, são inúmeras atrações ao longo dos 5,8 km que serão construídas.
Quanto aos quiosques, o projeto conta com 3 modelos diferentes ao longo da orla: os maiores ficariam à beira da praia, os menores no calçadão, e os carrinhos para os fins de semana e feriados, por exemplo.
Todo o design dos bancos, dos postes, dos bancos, das lixeiras, e de todo o mobiliário seguirá uma única identidade visual.
Além disso, a vegetação não será esquecida. A ideia é integrar a restinga, às espécies de árvores que serão plantadas ao longo da orla. As atuais amendoeiras serão limpas, e mantidas.
Ao fim, além das 33 mil mudas de espécies herbáceas, plantadas para formar os 61 canteiros de restinga, a praia central contará com 3 vezes mais árvores comparando com o que tem hoje.
Como isso influenciará no valor dos imóveis?
O mercado imobiliário de Balneário Camboriú, já é um dos mais aquecidos do Brasil, tanto que a cidade possui atualmente o metro quadrado mais caro do Brasil.
Segundo levantamento do FipeZap, o preço médio em Março/22 ficou em R$9.888 o metro quadrado, à frente de São Paulo, segundo lugar na lista.
Inúmeros empreendimentos gigantescos, como o 10° maior prédio do mundo, por exemplo, fazem com que cada vez mais pessoas queiram morar em balneário.
Por isso, a cidade vem aumentando rapidamente o tamanho de sua população, e atualmente cresce 3% ao ano. Por isso, Balneário Camboriú já é a cidade que mais cresce em Santa Catarina há 8 anos seguidos.
O alto nível das construções e atrações aumenta o nível de investidores.
Devido a tudo isso, não é de hoje que o preço do metro quadrado em Balneário só sobe, e com uma obra de melhoria desse porte, a tendência é que os preços médios subam mais, aumentando a distância para as demais cidades brasileiras.
É melhor investir antes ou depois da conclusão da obra?
Muitos chamam Balneário Camboriú de “Dubai Brasileira” devido seu luxo. Às duas cidades saíram da posição de lugares ignorados, e hoje são sonhos de consumo para milhões de pessoas.
Isso só aconteceu nas duas cidades graças a investimentos recorrentes em diversas melhorias ao longo dos anos. Com isso, a melhora em todos os aspectos são óbvias.
Outra semelhança marcante, é o mercado imobiliário extremamente aquecido nos dois lugares. Principalmente no mercado de luxo, as disputas pelos melhores imóveis são constantes, este projeto de reurbanização vem para atrair mais olhos milionários para cidade.
Recentemente, houve uma disputa entre Cristiano Ronaldo, e alguns xeiques árabes, pelo apartamento mais caro da cidade, que ainda está na planta, mas contará com 800 metros quadrados.
E quanto mais investimentos em melhorias são feitos, logo, será maior será a valorização dos imóveis, portanto quanto antes você investir em um imóvel de Balneário Camboriú, melhor pra você.
Os preços valorizam de acordo com anúncios de obras, portanto, os preços tendem a subir até o final do projeto.
Portanto, se você está pensando em comprar um imóvel em Balneário Camboriú, seja para morar, ou para investir, com certeza a hora é agora.