A última pesquisa sobre o metro quadrado mais caro do país indicou que a cidade de Santa Catarina, Balneário Camboriú, segura o primeiro lugar no ranking. Dessa maneira, a cidade ganha força de potência turística mundial.
O valor estimado é de quase 9,8 mil por metro quadrado. Vários fatores levam a esse preço, incluindo o turismo, investimento imobiliário e planos para o futuro da cidade.
Nos últimos anos, a prefeitura do município de Balneário Camboriú investiu pesado para se tornar cartão postal em turismo. Atualmente a cidade é mais visada por investidores que Rio de Janeiro e São Paulo.
Afeta a economia da cidade?
Sim, mas não necessariamente de uma forma ruim. Visto que a qualidade de vida na cidade é considerada ótima. Não só para turismo, a alta classe procura moradia permanente.
Para além do turismo, a cidade conta com 45 instituições de ensino, desde o básico até o médio. Atendimento público à saúde, de forma humanizada. Incentivo a cultura local e boa estrutura da cidade.
Logo, mesmo com o quadrado mais caro do país, a cidade também mantém alto padrão de políticas públicas para seus moradores. A qualidade em todas as áreas que se propõe é que faz diferença.
Sendo assim, a economia se adequa ao que se oferece por lá. Como próxima potência no país, para injetar no turismo e economia, quem escolher morar lá, terá seu dinheiro bem investido.
Vale a pena comprar imóvel agora, ou esperar?
O senso comum entre os imobiliários e corretores é de que a cidade de Balneário Camboriú tenha uma mudança significativa nos próximos anos.
O investimento em construção civil, em turismo e em compra de imóveis. A média de lucro é 4 vezes maior do que a da poupança, que está em 6,17% anualmente, na última média feita.
Muitos investidores estão apostando na compra de imóvel para alugar, visando a alta temporada de férias na região. Já que, o local espera milionários e famosos como visitantes em altas temporadas.
A tendência é que os imóveis fiquem mais caros à medida que são comprados para estes aluguéis ou até mesmo para moradia permanente. Portanto, vale a pena consultar seu contador e descobrir as vantagens desse negócio.
Reconhecimentos da cidade
Assim como Dubai e Miami, Balneário Camboriú oferece luxo por meio de seus prédios modernos, bem como arranha-céus.
Os milionários veem na cidade uma oportunidade de investir mas também de lazer para seus eventos, férias e descanso.
Com um pouco de tudo, mas tudo bem planejado. A cidade com o metro quadrado do país é sem dúvida, a próxima queridinha da alta classe da sociedade.
Pois, além dos prédios e imponência do lugar com o metro quadrado mais caro do país, também conta com paisagens naturais belíssimas.
Chamado ecoturismo, as vistas do mar e do verde da cidade a deixam ainda mais bonita e atraente aos turistas que a visitam.
Isso se reflete até mesmo nas opções de hospedagem, confira a variedade:
- Camping
- Hotel beira-mar
- Hotel em praias agrestes
- Hostel
- Pousadas
Com essa base de ofertas já se pode ter uma noção em como investir no metro quadrado mais caro do país, empresários de hotelaria com certeza, devem prestar atenção na cidade.
A alta procura dos investidores a cidade
Logicamente, com o aumento no metro quadrado o investimento cresce na região. Principalmente pro Balneário Camboriú ser uma cidade turística, e uma das boas, viu?
A cidade oferece restaurantes gourmets 5 estrelas, estádias luxuosas e passeios de tirar o fôlego. Seja em alta ou baixa temporada.
Por isso, sim. O investimento na cidade com o metro quadrado mais caro do país, está em alta. Atraindo olhares dos investidores de alto padrão.
Contudo, em relação à compra e venda de apartamentos. Já que a tendência é que Balneário Camboriú se torne cada vez mais procurada para além das férias.
Os investidores veem como uma aposta que vale a pena, visto que a prefeitura está investindo fortemente nos prédios e arranha-céus. Igualmente nos ambientes de lazer na natureza.
Como exemplo, na cidade do metro quadrado mais caro do país também se encontra o melhor bar do Brasil, eleito por 3 anos consecutivos. O TAJ BAR precisa de reserva antecipada para ser frequentado.
Diante esse e outros quesitos, o investimento é feito com pensamento a longo prazo, o município está em alta e ficará ainda mais nos próximos anos.
O aluguel sofre mudanças com isso?
Sim, a tendência é o crescimento disparado na região. Um dos fatores que contribuíram para essa alta foi o alargamento da faixa da praia de 25 para 70 metros.
Isso significa que a orla da praia pode comportar mais pessoas. Para práticas de esportes e uso social dos turistas e moradores do município.
O aluguel naturalmente irá subir na cidade do metro quadrado mais caro do país, o número oficial do levantamento é de 1,63%, mais alto que da inflação por 1%.
A priori o pensamento é de comprar e alugar. Porém, para aqueles que procuram apenas alugar por temporada ou período curto, valerá a pena.
Isso porque, a cidade provê uma experiência única em bares, restaurantes, clubes e afins. Ambientes e experiências de luxo, de alto nível com bom atendimento, variedade nas atrações, feiras populares e eventos privativos e aberto ao público.
O que faz o metro quadrado mais caro do país atrair curiosos, investidores, trabalhadores, famosos e turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Pois, a valorização imobiliária é de 24% no último ano.
Isso se deve ao investimento do governo local, de empresários interessados em uma nova metrópole de luxo e na valorização do mercado imobiliário por todo o país.
Em conclusão, os anos de pandemia contribuíram para o crescimento da cidade. As construções de novos prédios e o aumento da faixa da praia, enquanto os turistas esperavam poder viajar para lugares novos.
Além de que, agora com a flexibilização nas medidas de proteção ao covid mais pessoas procuram destinos diferentes para suas viagens. Ou até mesmo para morar.