Se você tem dúvidas de como planejar o seu passeio, veja algumas dicas que irão te ajudar a montar o seu roteiro de viagens ideal. Confira!
Viajar é muito bom, não é verdade? Mas elas precisam ser planejadas para você não ter dores de cabeça durante a sua estada, como por exemplo comprar passagens caras, não fazer a reserva do hotel, ou ficar longe dos pontos turísticos, enfim problemas que podem te tirar do sério.
Qual a importância de um roteiro de viagens?
Um roteiro de viagem quando bem feito proporciona um passeio mais organizado, seguro e com menos contratempo.
Assim a sua viagem irá sair exatamente como o planejado e você poderá aproveitar mais tranquilo, se programando com antecedência, economizando tempo e dinheiro.
Passo a passo para montar um roteiro ideal para Santa Catarina
Passo 01: Escolha o seu destino
Você decidiu que vai viajar, ou quer aproveitar as férias, a primeira coisa a se fazer é escolher o local onde quer ir. Antes de montar o roteiro é preciso saber o lugar e tudo o que ele pode oferecer, para então definir as atrações que você irá visitar.
“Ah mas eu tenho dúvidas na hora de escolher?”
Então comece descobrindo que tipo de lugares você gosta, se você vai sozinho, ou se for um grupo de amigos ou família, converse que tipos de lugares cada um gostaria de ir.
Por exemplo, você ou sua família e amigos gostam de lugares com o clima mais frio? Mais quente? Praias? Serras? Parques de diversão? Pontos turísticos com comida típica? Museus? Baladas? Esportes radicais?
Santa Catarina tem muitas opções de pontos turísticos para você!
E saiba que você não precisa viajar muito longe para isso! Em Santa Catarina há opções para todos os gostos. Se você curte praia, então não deixe de conhecer Floripa, Bombinhas, Garopaba.
Quer conhecer as melhores baladas e casas noturnas, então conheça Balneário Camboriú. Parques de diversão? Santa Catarina tem o maior Parque Temático da América Latina em Penha, o Beto Carreiro World.
Curte um ecoturismo, com trilhas? A pequena vila da Guarda do Embaú em Palhoça e Urubici são opções para o seu destino.
Paisagens de tirar o fôlego? Imbituba reúne lindas praias e montanhas. E você também não pode deixar de conhecer a Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra e também a cidade de Praia Grande.
Para os amantes de cerveja, não podem deixar de conhecer Blumenau, a terra da Oktoberfest!
Enfim, avalie bem o lugar que você quer conhecer, considerando os seus gostos e necessidades. Santa Catarina é uma dessas cidades que irá te deixar encantado pois possui pontos turísticos para todos os gostos.
Passo 02: Saiba quando ir?
Antes de você já ir reservando hotéis e comprando passagens, é preciso pensar em alguns fatores. Imagina só você reservar uma viagem para praia e chegar lá está frio? Ou ir em época de alta temporada, onde as praias estão lotadas!
Enfim, dois cenários bem ruins não é verdade. Então, pesquise bem os lugares que pretendem ir, sobre as épocas de alta temporada, clima
Quando ir a Santa Catarina?
Se você está pensando em conhecer Santa Catarina, saiba que você precisa verificar qual a melhor época para conhecer!
Vai conhecer cidades litorâneas, de praia? Saiba que as melhores épocas são entre os meses de dezembro e março.
Prefere os lugares de frio e neve, então aproveite o inverno para conhecer São Joaquim e Urupema.
Passo 03: Defina o tempo da viagem
Quanto tempo serão as suas férias? 7 dias? 14 dias? Ou 30 dias? Esse fator deve levar em consideração o tempo que vocês podem ficar e o dinheiro disponível. Uma dica é sempre determinar uma quantia que poderá ser usada por dia.
Passo 04: Quais as atrações você irá no seu destino?
Agora que você já sabe onde, quando ir e quantos dias você irá viajar, agora é o momento de selecionar quais as atrações o lugar pode oferecer aos turistas.
Busque na internet sobre as atrações, melhores lugares para se comer, praias, enfim tudo que você quer fazer durante o passeio. Uma boa dica é sempre buscar a indicação de quem já foi passear neste mesmo lugar que você está indo.
Veja se os locais a serem visitados cobram a visitação e acrescente o valor no seu orçamento.
Não esqueça também de colocar o tempo de deslocamento de um lugar para o outro e não coloque muitas visitas de atrações e sobrecarregue o roteiro.
Quem sabe seja mais um motivo para voltar na cidade e ver os lugares que não deu tempo de conhecer!
Passo 04: Qual o meio de locomoção irá utilizar
É sempre bom planejar antes as formas de locomoção disponíveis no local que você irá. Você pode optar por transportes públicos, ou até mesmo alugar uma bicicleta para conhecer a cidade.
Dependendo da quantidade de pessoas você pode optar por alugar um carro ou até mesmo usar aplicativos de transporte. E não se esqueça de sempre usar o Google Maps, um grande aliado nos momentos da viagem.
Como se locomover em Santa Catarina? Inclua no seu roteiro
O Estado de Santa Catarina oferece várias opções de meios de transporte, além dos aplicativos de transporte e táxis, também há opções de aluguel de bicicletas e patinetes.
Passo 05: Onde ficar?
A escolha da hospedagem também dependerá do seu orçamento, gosto e da quantidade de pessoas que irão com você.
Há opções mais simples e econômicas como hostel ou para quem não abre mão de conforto de um bom hotel.
Outra opção é o aluguel de quartos e casas por temporada, alguns sites oferecem casas e apartamentos com segurança e facilidade.
Passo 06: Monte uma planilha no roteiro de viagens
Um dos maiores medos de quem viaja é ficar sem dinheiro durante a jornada por não ter separado a quantidade de dinheiro necessária. Então para te ajudar, monte uma planilha no Excel com os lugares que serão visitados, com os valores gastos com os passeios, principalmente se a atração cobrar entrada.
Anote também os custos com os deslocamentos. Há alguns sites que disponibilizam tarifas de táxi, ônibus, metrô, ou até mesmo aplicativos de transporte.
Acrescente os gastos com alimentação, que geralmente costumam ser o maior custo da viagem, principalmente se o lugar é conhecido pela comida típica.
E para finalizar, adicione os custos da hospedagem e das passagens, que são gastos mais pesados e podem ser pagos antecipados ou até mesmo de forma parcelada, sem pesar no orçamento.
Conclusão
Agora que você já sabe como montar um roteiro de viagem, saiba que é fundamental planejar para que nenhum imprevisto aconteça.
Além disso, tudo deve ser feito com antecedência, anote todos os lugares que você deseja conhecer, faça planilhas ou anote tudo em um caderno de viagem.
Fique por dentro de tudo que há de novo em Santa Catarina, no blog da Fly imóveis, confira!