O inverno está chegando e com eles as baixas temperaturas com os cenários incríveis e gelados da Serra Catarinense, a região mais visitada nessa época do ano.
Além disso, a baixa temperatura proporciona paisagens incríveis e cobertas de neve. E se você gosta de climas mais frios, pode ser o lugar ideal para se visitar.
Então se você quer conhecer mais sobre essa região gelada, confira quais as cidades mais procuradas nessa época do ano e tudo que você precisa para se programar e subir a serra. Confira!
Quando visitar a Serra Catarinense?
Na verdade, não há uma melhor época para conhecer a região, mas é durante o inverno que há um maior número de turistas, por isso é sempre bom reservar com antecedência sua hospedagem.
Durante o verão, a temperatura varia entre 13°C e 27°C, para curtir a paisagem ofuscada pelas neblinas do inverno. No entanto, as épocas de menor movimento de turistas são entre março e maio, e a época de chuva é entre setembro e fevereiro.
Quando começa a neve na Serra Catarinense?
Além das temperaturas, a paisagem também impressiona. Os campos são repletos de araucárias, e ao seu entorno há grandes cânions e montanhas, cachoeiras e formações rochosas incríveis.
O período de inverno vai de junho a agosto, mas é bastante frequente que os primeiros sinais apareçam já em maio. E a primeira neve de 2022 já deu as graças por lá. Em maio foi registrado no Morro das Antenas em Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra.
Segundo o instituto, as temperaturas atingiram cerca de -1°C e 5°C, aliada a umidade, são as condições ideais para nevar. Mas se você perdeu a primeira neve do ano, não desanime, pois, há previsão de que ela ainda deve aparecer neste inverno.
Além disso, para atravessar as montanhas da Serra Catarinense, há estradas sinuosas, que são verdadeiras atrações turísticas. As principais são a Serra do Rio do Rasto e a Serra do Corvo Branco.
Onde fica e como chegar à Serra Catarinense?
A Serra Catarinense fica localizada na região sudeste do estado, a 100km do litoral e 120km da capital, Florianópolis. A altitude da serra varia entre 800m e 1827 m. Então, para chegar até lá, o aeroporto mais próximo é o de Florianópolis ou o aeroporto de Porto Alegre, a 420 km de Urubici.
Conheça os principais pontos turísticos para visitar a Serra Catarinense
Ao todo são 19 cidades que compõe a região da Serra Catarinense: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Curitibanos, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio, Rufino, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema.
No entanto, boa parte destes locais não oferecem muitas alternativas de atrações turísticas. Então, veja abaixo, as principais cidades mais visitadas na Serra Catarinense.
1.Urubici- O destino mais completo da Serra Catarinense
O município está localizado a 950 metros de altitude e tem como pontos turísticos:
- Cachoeira do Avencal
- Morro do Campestre: Deste móvel você consegue ver toda a cidade e você pode subir de carro ou a pé, mas precisa ter cuidado pois o local é bem íngreme.
- Morro da Igreja: É o ponto onde faz mais frio, mais alto e mais habitado do Sul do país. De lá é possível ver um dos pontos mais famosos, a Pedra Furada.
- Cascata Véu de Noiva: Conta com mais de 60 metros de queda suave. Recebe esse nome pois a queda d’água fica branca que lembra um véu de noiva. No inverno ela congela com as baixas temperaturas.
2. São Joaquim – Cidade de maior altitude
Localizado no Planalto Serrano, fica a 1.360 metros de altura. Durante o inverno sua temperatura pode chegar até -15°C, congelando as cachoeiras e cobrindo os campos de neve.
Um dos destaques da região é a produção de maçã e uva, e também possui algumas vinícolas de vinhos de altitude. E pra quem gosta de chocolate esse é o lugar certo, a região tem as melhores cafeterias e chocolaterias, que combina perfeitamente com o clima serrano.
O principal ponto turístico é a Praça Central de São Joaquim, onde os turistas se reúnem para esperar a neve.
3. Urupema – A cidade mais fria do Brasil
Quer ver neve? Em Urupema, a geada e a neve são garantidas pois é a cidade de maior altitude com 1.425 metros. Entre os principais pontos turísticos da região são:
- Morro da Antenas: O Morro das Torres é um dos pontos mais altos da região Sul do Brasil, localizado a 1.750 metros de altitude.
4. Bom Jardim da Serra
A cidade mais fria do Brasil, ela fica localizada a 1.245 metros de altitude e conta com várias belezas naturais como:
- A região conta com 3 grandes cânions: Cânion de Laranjeiras, do Funil e da Ronda, sendo os dois primeiros os mais acessíveis.
- Serra do Rio do Rastro: é a porta de entrada de Bom Jardim da Serra.
- Snow Valley: no local você encontrará um parque com inúmeras opções turísticas ao ar livre. Além dissso, no local há restaurante, hospedagem, uma tirolesa de 900 metros, além de circuito de arvorismo, muro de escalada entre outras opções.
5. Alfredo Wagner – A capital das Nascentes
Região entre a serra e o litoral, mas as suas principais atrações ficam na região da serra. Ganhou o apelido de capital das nascentes pois quatro dos rios mais importantes, como por exemplo:
- Braço do Norte, afluente do Rio Tubarão
- Canoas
- Cubatão, que deságua na grande Florianópolis
- Itajaí-Açu
O principal ponto turístico é o campo dos Padres, que fica localizado próximo a formação rochosa dos Soldados de Sebold. Outras atrações são: Pedra Branca, Cânion do Rio Lajeado, Gruta do Poço Certo, entre outras.
6. Lages
A cidade fica no topo do planalto Serrano, e foi neste local que surgiram os primeiros hotéis fazenda do país. Além disso, a cidade conta com vários pontos turísticos com belas paisagens, bastante acessíveis para caminhadas e cavalgadas.
Conclusão
Enfim, viu só quantas opções para se fazer na Serra Catarinense? E se você ficou interessado em conhecer e adora um friozinho, estamos na época de alta temporada, faça a sua reserva!
Então se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais.