Você tem o sonho de morar em um imóvel de frente pra praia? Já pensou em dormir e acordar com o barulho do mar? Ou até mesmo passar o dia curtindo a água do mar? Por isso, tenha muito cuidado na hora de fazer uma grande obra, pois a maresia é um fator que prejudica a estrutura do imóvel devido a oxidação.
A maresia é considerada agressiva às construções metálicas e de concreto, em razão não só das partículas salinas, mas também da temperatura e da umidade.
Confira a seguir um pouco mais sobre esse fenômeno e veja dicas de como evitá-lo no seu imóvel.
O que é maresia?
A maresia é uma névoa de umidade que contém partículas salinas e vem direto do mar e se deposita na superfície dos objetos provocando oxidação dos materiais.
O processo é químico. Ela se solta dos átomos de ferro ligados ao oxigênio, formando assim, óxidos, sais e hidróxidos, resultantes da corrosão.
Além da corrosão, também há problemas com o excesso de umidade que trazem mofo e mau cheiro para o seu imóvel, causando fissuras e manchas de corrosão, além de desprendimento de fragmentos de concreto, conhecido como desplacamento. As temperaturas elevadas agravam os efeitos da maresia, no entanto, deve-se evitar. Veja como nos próximos tópicos.
Como combater a maresia em seu imóvel?
Seu imóvel precisa ser protegido da maresia. O concreto por exemplo, é poroso e permite a entrada de gotículas cheias de sais no material, causando nas estruturas metálicas internas ferrugem e rachaduras.
A maresia também afeta estruturas como portões e grades que ficam expostos. Além do mais, ela aumenta os níveis de umidade e se torna perfeita para a proliferação de fungos e bolores. Considere esses problemas ocasionados pela maresia e veja como combatê-los.
Escolha os materiais adequados para o seu imóvel na praia
Alguns materiais utilizados na construção do imóvel, sofrem menos com os efeitos da maresia. Então se você quer evitar esse problema precisa conhecê-los:
1) Madeira
Não é todo o tipo de madeira que é adequado para construções próximo a praia, mas há opções mais ou menos permeáveis.
O eucalipto absorve com facilidade a umidade, dilata e perde a resistência ao clima litorâneo. Madeiras de baixa densidade como compensados apresentam maior porosidade, logo são mais permeáveis e menos resistentes à umidade.
Opte por madeiras maciças como ipê, no entanto, tenha cuidado. Por isso é preciso aplicar verniz do tipo marítimo a cada dois ou três anos, lixar a madeira e remover a camada de tinta anterior antes de aplicar tinta novamente.
2) Cerâmica fosca
É um tipo de revestimento ideal para casas que sofrem de maresia. E é muito mais interessante quando ele possui textura ou coloração que imitam manchas.
3) Aço Inoxidável
O aço inoxidável é uma liga de ferro com a adição de carbono e cromo. Evite objetos feitos com ferro, desde pés e estruturas de móveis até pregos na parede, dobradiças e fechaduras.
É o tipo de aço muito indicado para imóvel à beira mar. Então, proteja o material com produtos anticorrosão e antiumidade. Também devem ser limpos com frequência, com produtos indicados.
4) Vidro
O vidro é muito utilizado com aplicação em portas e janelas, também utilizados como utensílios da casa, móveis e tampos de mesa.
5) Bambu e Vime
São materiais bastante resistentes à maresia e até trazem um clima mais rústico e de praia para o seu imóvel.
6) Concreto
Trate o concreto antes de utilizar em um imóvel. Inclusive a técnica de cimento queimado está bem em alta.
7) Alumínio
Assim como o inox, é indicado para o uso em casa a beira mar, mesmo quando oxida pode ser facilmente recuperado, pois formam apenas uma fina camada de oxidação branca, sendo removido com uma lixa fina.
Pode ser utilizado em esquadrias de portas e janelas, no entanto não é indicado para estruturação de casas como em vigas de sustentação e pilares.
8) Tecidos impermeáveis (Aquablock)
Costumam absorver umidade e proteger o estofado por um bom tempo.
9) Tinta acrílica
É o material indicado para pintar as paredes da casa de praia, principalmente se vier na versão antimofo.
Faça a impermeabilização de cobertura
A impermeabilização ajuda a combater o efeito da maresia em algumas superfícies. Por exemplo, ela pode ser feita em um telhado, pois telhas de cerâmica sofrem com os efeitos e acúmulo e cristalização de sais, nocivos a estrutura. Em locais com laje, a impermeabilização é necessária para proteger contra infiltrações.
Fazer manutenção periódica
Um imóvel de frente pro mar demanda manutenção, principalmente devido ao efeito da maresia, essas manutenções são mais recorrentes. Durante esse processo, ele deve ser feito não só no mobiliário, como também na parte estrutural.
Por isso, com frequência cheque portas, janelas, encanamento, rede elétrica, pisos, para ver se há oxidação em sua estrutura. Se notar pontos de ferrugem, providencie de imediato os reparos necessários.
Priorizar a ventilação e a iluminação
Casas bem iluminadas e ventiladas sofrem menos com a umidade. Por isso, opte por portas e janelas para evitar o acúmulo de umidade. Aproveite também da iluminação natural, aposte em ambientes integrados para isso, e se precisar de divisórias, opte por aquelas que não bloqueiam a entrada total de luz e ventilação.
Por fim, tenha especial atenção à ventilação e à iluminação de banheiros e cozinha, que são ambientes ainda mais úmidos.
Proteger móveis e eletrodomésticos
Os móveis também sofrem com os efeitos da maresia. Há matérias que sofrem por corrosão por oxidação. Por isso, você pode utilizar capas de proteção para evitar o contato direto dos objetos com a ação da maresia. E também sempre aplique produtos anti corrosão e anti umidade.
Os móveis e os eletrodomésticos de seu apartamento em Santos também sofrem com a maresia. Como apontamos anteriormente, há materiais que compõem esses itens que sofrem os efeitos da corrosão.
Faça uso de desumidificadores
Os desumidificadores ajudam a controlar a umidade da casa e mantém estabilizado entre 50 e 60%. E se você quer realizar o seu sonho de morar perto da praia, precisa ter um desumidificador, pois eles ajudam na durabilidade dos móveis e eletrodomésticos.
Conclusão
Enfim, morar perto da praia pode ser um sonho para muitos! Realizar caminhadas à beira mar, renovar as energias com a água do mar tem seus benefícios. No entanto, nossos imóveis e eletrodomésticos sentem o efeito da maresia, mas, felizmente, novas técnicas são elaboradas para combater este vilão dos belíssimos frente mar. Contudo, os imóveis e aparelhos mais novos já garantes uma qualidade e desempenho maior em relação a salinidade vinda do mar. Agora que você conheceu as dicas para protegê-los, conte pra gente quais delas você utiliza?